O 23º Festival de Inverno de Petrópolis, com produção e realização do Instituto Dell’Arte, foi prolongado em mais um fim de semana com concertos nesta sexta, sábado e domingo no Palácio de Cristal, Museu Casa Santos Dumont e Casa Stefan Zweig. Todas as atrações têm entrada gratuita.
Nesta sexta-feira, dia primeiro de agosto, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, se apresenta às 17h30m, no Palácio de Cristal, em parceria com o Festival do Chocolate. Reconhecida por sua performance e compromisso social, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino tem direção geral do maestro Jony William Villela Vianna, coordenação artística de Hodyllon Martins, e regência do maestro Daniel Oliveira. A formação, composta por jovens músicos atendidos pelo projeto social Orquestrando a Vida, oferece a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade a oportunidade de acesso gratuito à educação musical e à prática orquestral.
No sábado, dia 2, às 18h, o Museu Casa Santos Dumont recebe a Série “Festival nas Casas Históricas” com Patrícia Glatzl na clavinova e participação especial Leandro Turano na escaleta. Ganhadora de diversos concursos e prêmios nacionais, Patricia Glatzl tem uma carreira diversificada, atuando como pianista solo, solista com orquestras, e dublê de mãos em novelas. Também é dedicada à docência, ministrando aulas práticas e teóricas de piano e musicalização para crianças e adultos. Leandro Turano é pianista, regente, professor e compositor. No programa, Suite Inglesa nº 2, BWV 807 de Johann Sebastian Bach, Fantasia Improviso Op.66 de Frédéric Chopin, Intermezzo Op 118, nº2 de Johannes Brahms, Clair de Lune e Arabesque nº 1 de Claude Debussy e Libertango de Astor Piazzolla.
O encerramento do 23º. Festival de Inverno de Petrópolis será no domingo, dia 3, às 16h na Casa Stefan Zweig, na Série “Festival nas Casas Históricas”, com Duo Prevatto & Do Carmo. Formado pelo violonista Tácio Prevatto e pelo flautista Erick do Carmo, o recital apresenta um panorama da música européia. No repertório, compositores do barroco Ibérico como Carlos Seixas e Antonio Soler; do alto Barroco, como J.S Bach e Georg Philipp Telemann e Christian Gottlieb Scheidler, representando o Classicismo.
Segundo o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, “O Festival de Inverno é mais do que um evento tradicional do nosso calendário, é uma verdadeira celebração da identidade cultural de Petrópolis. Ao longo de suas edições, o festival tem cumprido um papel fundamental na democratização do acesso à cultura e no fortalecimento do turismo e da economia criativa. Seguimos firmes no compromisso de promover uma cidade viva, pulsante e aberta à arte em todas as suas formas”.
O Festival de Inverno é apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, FUNARJ, Prefeitura Municipal de Petrópolis, Instituto Municipal de Cultura e Instituto Dell’Arte, com produção da Dellarte e apoio da Mitra Diocesana de Petrópolis, Museu Imperial, Museu Casa Santos Dumont e Casa Stefan Zweig.
23º. FESTIVAL DE INVERNO DE PETRÓPOLIS
Locais: Museu Casa de Santos Dumont, Palácio de Cristal e a Casa Stefan Zweig
Entrada gratuita
É necessário retirar o ingresso gratuito pelo site Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/fipet
Ingressos reservados online serão válidos até 15 minutos antes do início do concerto. Após esse horário, serão liberados para o público presente
Programação sujeita a alterações
Mais informações: www.dellarte.com.br
Classificação livre
Leia também
-
Petrópolis leva diversidade cultural e turística à maior feira internacional de turismo da América Latina
-
Petrópolis aposta na moda Primavera-Verão para aquecer vendas no comércio
-
PÚBLICO DE CEM MIL GARANTE EDIÇÃO DE 2026 DO FESTIVAL BOSSA E SABORES
-
Estação Jaqueira oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e cultura no Vale do Cuiabá
-
Espetáculo “Terceiro Sinal” tem entrada gratuita neste sábado, em Itaipava