Divulgação

Oficina sensorial promove inclusão antes de cada sessão do musical Dom Cacau no Festival do Chocolate de Petrópolis

Experiência tátil é realizada 15 minutos antes das sessões, ampliando o acesso ao espetáculo, que também conta com intérprete em libras. Evento acontece no Palácio de Cristal, com entrada gratuita 

A segunda edição do Festival do Chocolate de Petrópolis conta com uma ação voltada à inclusão e acessibilidade do público. Quinze minutos antes de cada sessão do espetáculo “Mundo do Chocolate: Dom Cacau ao encontro da Magia”, é realizada uma oficina sensorial. A proposta é de que o público, especialmente pessoas com deficiência visual, possa interagir com os figurinos, conhecer os personagens e tocar os elementos cênicos do espetáculo, estabelecendo uma conexão direta com a experiência artística. O espetáculo também conta com intérprete em Libras, ampliando o acesso às pessoas com deficiência auditiva.

A próxima apresentação será no sábado (2 de agosto), às 16h e às 19h30, e domingo (3 de agosto), às 15h e às 18h30, no Palácio de Cristal. Em seguida, Dom Cacau e os bailarinos circularão pelo evento, posando para fotos com os visitantes. 

Com direção artística e coreografia de Daniela Aubaut, o musical conta com oito bailarinos caracterizados como seres mágicos, que dividem o palco com Dom Cacau, personagem criado especialmente para o festival e que representa a tradição do chocolate na cidade.

Daniela conta que a ideia de ter acessibilidade para pessoas com deficiência surgiu na edição do evento no ano passado, quando receberam uma criança com deficiência visual. “A avó pediu para o menino visitar o camarim antes da apresentação para ele sentir as peças dos bailarinos e percebemos a necessidade de ampliar o acesso”, comentou.

Organizador do evento, Rodrigo Paiva explica que a iniciativa tem o objetivo de atender todas as pessoas que queiram ter contato com o espetáculo de maneira mais inclusiva. “A gente entende a necessidade de termos acessibilidade também nas atrações e, nesta edição, priorizamos incluir essas opções sensoriais e com intérprete em Libras nesta apresentação que faz muito sucesso com as crianças”, disse.

Sobre o Festival 

O evento começou na sexta (25) e segue nos dias 1, 2 e 3 de agosto, no Palácio de Cristal, com entrada gratuita. 

A programação do festival conta com atividades culturais, apresentações musicais, oficinas gastronômicas e estandes com produtores locais e regionais.  Mais informações estão disponíveis no perfil oficial: @chocolatepetropolis.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: