Divulgação

Projeto “Jongo e Contação de História” leva cultura afro-brasileira ao Centro Cultural Estação de Nogueira

O Centro Cultural Estação de Nogueira, em Petrópolis, recebe nos dias 23 de setembro, 29 de outubro e 25 de novembro o projeto “Jongo e Contação de História com o Coletivo Afro Serra”. A iniciativa é realizada pela produtora cultural Mônica Valverde, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e tem como objetivo aproximar o público da arte e da cultura afro-brasileira.

A programação inclui oficinas de jongo – com música, toques e passos – além de contação de histórias sobre capoeira e sobre os livros Griôs do Quilombo da Tapera. As atividades são voltadas para crianças e jovens da rede pública, mulheres em situação de vulnerabilidade social, comunidade LGBTQIA+, comunidade surda e o público em geral. Os encontros acontecem em dois turnos: às 9h e às 13h.

O Coletivo Afro Serra, criado em 2013 e certificado como Ponto de Cultura pelo MinC em 2024, é responsável pelas oficinas. O grupo é um importante movimento de resistência da cultura negra em Petrópolis, tendo como missão a preservação e valorização das tradições afro-brasileiras, especialmente o jongo – reconhecido pelo IPHAN como patrimônio cultural imaterial.

Na primeira edição do projeto, realizada em agosto, mais de 70 pessoas participaram das atividades, entre alunos dos colégios Cardoso Fontes e Céu Azul, além de integrantes do Projeto Esperançar, da Casa da Cidadania. Oficinas de percussão, dança e jongo foram conduzidas pelos artistas Deivid Preceito, Mestre Suspeito, Eva Lúcia Casciano, Maria Eduarda, Hillary e pela própria Mônica Valverde.

Além de difundir saberes tradicionais, o projeto também reforça a Lei 10.639/2003, que determina o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. Em reconhecimento à importância do tema, a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou em 2025 duas leis: a que declara o Jongo Patrimônio Cultural Imaterial do município e a que institui o Dia e a Semana Municipal do Jongo, celebrados em 16 de outubro, em homenagem ao jongueiro Jamil Sidney Lopes Neves.

SERVIÇO:
Projeto Jongo e Contação de História com o Coletivo Afro Serra no Centro Cultural Estação de Nogueira
Endereço: R. Braz Rossi, 382 – Nogueira, Petrópolis. (Praça de Nogueira)
Datas: 23/09 – 29/10 – 25/11. (as datas podem sofrer alterações, de acordo com a disponibilidade do público)
Horarios: Manhã: 9h, Tarde: 13h.
Público: Crianças e jovens em idade escolar da rede pública de educação; Mulheres em vulnerabilidade social; Comunidade LGTQIA+; Comunidade Surda; população em geral.

Programação:
*Oficinas de Jongo (musica, toques e passos)
*Contação de história com tema: Capoeira
*Contação de história com tema: Livros Griôs do Quilombo da Tapera.
Equipe Artistica: Deivid Preceito, Mestre Suspeito, Eva Lucia Casciano, Maria Eduarda e Hillary.
Produção: Monica Valverde
Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal, Monica Valverde através de recursos da PNAB (Politica Nacional Aldir Blanc).
Apoio: Centro Cultural Estação Nogueira.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: