Casos foram registrados em boletim de ocorrência; Departamento de Iluminação Pública já está providenciando os reparos necessários
A Prefeitura constatou furto de cabos que deixaram quase 100 pontos de iluminação pública apagados em diferentes ruas do Centro na última semana. Os crimes foram verificados nas ruas Ipiranga, Koeler e Dom Pedro e foram registrados em boletim de ocorrência feito pela Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSSOP) junto à Polícia Civil (PC). Também houve casos similares na Rua Benjamin Constant e na Praça Duque de Caxias (Praça do Skate). O Departamento de Iluminação Pública, vinculado à SSSOP, já iniciou os reparos.
Os pontos de iluminação pública alvos de furto são os lampiões, que tem características ornamentais e são mais baixos do que aqueles instalados em postes. Nesses locais, os fios são subterrâneos. Os furtos não causam impacto na iluminação que fica no alto dos postes e nem no fornecimento de energia para os imóveis dessas ruas.
Só na Avenida Ipiranga, primeiro local onde os furtos foram observados, foram levados cerca de 500 metros de cabos de cobre e 53 reatores. O prejuízo financeiro apenas neste local é de mais de R$ 8,5 mil.
“Nós temos um trabalho de manter o parque de iluminação pública em pleno funcionamento em toda a cidade e esses furtos causam inúmeros prejuízos, tanto para o município quanto para a população. Nossas equipes já iniciaram o serviço necessário para restabelecer os pontos atingidos”, disse o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Marcelo Chitão.
Leia também
-
Felicidade na terceira idade: hábitos e hobbies são aliados do envelhecimento saudável
-
Corais dos Canarinhos celebram os 800 anos do Cântico das Criaturas com concerto em Petrópolis
-
Dia do Idoso: Empreendedorismo sênior bate recorde no Brasil
-
Rio de Janeiro se torna o primeiro estado do Brasil a instituir política de refúgios climáticos
-
Câmeras de monitoramento flagram descarte irregular de sofá em caçamba exclusiva para vidro em Pedro do Rio