Foto: Ascom PMP

CPTrans e forças de segurança promovem ato de destruição de escapamentos irregulares de motos barulhentas

Mais de 600 equipamentos serão inutilizados na ação que acontece na segunda-feira (6), no bairro Independência.

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), em conjunto com a secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSOP), a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Civil (PC), realiza na próxima segunda-feira (6), um ato de destruição de escapamentos irregulares de motos que foram apreendidas nas ações de fiscalização da cidade.

“Nas ações que vêm sendo realizadas ao longo do ano, tanto pelos agentes de trânsito, quanto pela Guarda Civil e por policiais civis e militares, centenas de motos já foram apreendidas e uma enorme parcela delas apresentando entre as irregularidades o cano de descarga barulhento. Um equipamento ilegal, que traz muitos transtornos para toda a população”, destacou o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.

Até o mês de junho, no recorte do primeiro semestre de 2025, foram 247 motos barulhentas retiradas das ruas na cidade. Uma média mensal de 41 motos por mês. Mais de uma moto barulhenta por dia. Muitas desses veículos retirados de circulação por meio da operação Praça do Bem, que acontece em vários pontos da cidade.

A Lei Municipal 7.984/2020 proíbe a emissão de ruídos excessivos em escapamentos de motos que estejam com descarga livre ou silenciador defeituoso, deficiente ou inoperante. O limite é de 99 decibéis, como estabelecido por uma resolução de 1999 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também proíbe a irregularidade, que é uma infração grave (cinco pontos na CNH) e gera multa de R$ 195,23.

Na segunda-feira, a destruição dos escapamentos irregulares, simbolicamente, acontece na área de exame de habilitação para motos, no Independência. A via será interditada para a execução do trabalho.

Ações educativas

Ao mesmo tempo em que realiza as fiscalizações, a Prefeitura mantém o trabalho de sensibilização do comércio da cidade, para que os empresários não contratem o serviço de entregadores que usam motos com escapamento irregular. Nessa semana, foi feita distribuição de material informativo da campanha “Moto barulhenta, diga não” em estabelecimentos da Rua 13 de Maio, no Centro.

A campanha tem o apoio o Conselho Comunitário de Segurança (CCS), Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL Petrópolis), Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio Petrópolis), Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), Merco Serra, Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindTurismo) e Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (Acep).

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: