O projeto faz parte de um compromisso conjunto firmado entre o hospital e a prefeitura de Petrópolis para atender um total de 272 pacientes que estão na fila de procedimentos ortopédicos na cidade, até o final deste ano; 96 deles já foram operados.
O Hospital Santa Teresa, em parceria com a prefeitura de Petrópolis, realizou quatro mutirões de cirurgias ortopédicas somente neste último trimestre (de julho a setembro). Ao todo, 96 pacientes que aguardavam cirurgias pelo SUS foram atendidos pelo hospital. Até o fim do ano, o projeto deve atender um total de 272 pacientes na cidade.
“A iniciativa tem como objetivo acelerar as filas de espera da região e aumentar a capacidade cirúrgica de Petrópolis. Como instituição que zela pela qualidade assistencial de toda a cidade, estamos comprometidos e felizes com essa parceria, entendendo que com essa iniciativa conseguiremos atingir o maior número de pessoas possível”, explica a diretora técnica do Hospital Santa Teresa, Dra. Danielle Cristina Pereira e Silva de Freitas.
Desde setembro, os mutirões estão ocorrendo quinzenalmente, cabendo à Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis fazer o alinhamento do perfil dos pacientes a serem encaminhados a cada mutirão, uma vez que há subespecialidades e avaliações técnicas para que as cirurgias ocorram. O tempo de espera varia dependendo do tipo de lesão a ser tratada.
Até o momento, um mutirão de cirurgias foi realizado em julho, outro em agosto, e, em setembro, dois fins de semana foram dedicados à ação. Em média, foram 24 atendimentos por final de semana, ou seja, 12 cirurgias por dia.
“Queremos manter o ritmo mensal dos atendimentos a fim de atender a grande demanda existente na cidade. Esse é um compromisso, que tanto o Hospital quanto a prefeitura têm com os petropolitanos”, comenta a diretora técnica do hospital.
Já o diretor geral do HST, Dr. Marcus Vinicius Martins, enalteceu o corpo assistencial e administrativo do Hospital com esse feito. “Gostaria de deixar registrado os meus parabéns pela qualidade assistencial e comprometimento de toda a nossa equipe”.
SOBRE O HST
Prestes a completar 150 anos, o Hospital Santa Teresa (HST) é referência em acolhimento e cuidado na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Principalmente em áreas da saúde, como: Cardiologia, Neurocirurgia, Cirurgia Vascular, Ortopedia e Traumatologia. A experiência adquirida ao longo dos anos, através de um corpo clínico altamente qualificado e aliado às inovações tecnológicas, garantiu ao Hospital Santa Teresa excelência em atendimento tanto para Convênios e Particulares quanto para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O HST conta com 165 leitos de internação, quatro UTIs, sendo uma coronária e a UTI Neonatal e Pediátrica Deus Menino. A estrutura também conta com uma unidade exclusiva para atendimentos femininos com berçário e monitoramento 24h por dia. Além disso, os setores terceirizados de Hiperbárica, Endocentro, Laboratórios de Análises Clínicas, Laboratório de Patologias, Centro Oftalmológico e Centro de Diagnóstico por Imagem garantem a todos os que são assistidos pelos mais de 100 especialistas do Centro Médico Santa Teresa, o conforto de se realizar grande parte dos principais exames de check-up no próprio hospital.
Leia também
-
CPTrans e forças de segurança promovem ato de destruição de escapamentos irregulares de motos barulhentas
-
Relatório internacional sobre crise ambiental reforça relevância da XXXI Semana Científica da UNIFASE/FMP
-
Pais de alunos das creches São Judas e Santo Antônio se juntam para ajudar as unidades que correm o risco de descontinuidade
-
Petrópolis 2030: tecnologia como bandeira no ato em defesa do novo supercomputador no LNCC
-
Firjan SESI oferece até R$ 3 mil a alunos do Ensino Médio em situação de vulnerabilidade social