O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) conseguiu na Justiça a derrubada de um site falso que imitava a página oficial de pagamento do IPVA. A decisão também determinou a exclusão do endereço fraudulento dos resultados de busca em plataformas como Google e Bing, medida que já foi cumprida.
De acordo com o Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (CyberGAECO), responsável pela ação, provedores de internet confirmaram o bloqueio do acesso ao domínio malicioso, que deixou de ser exibido em pesquisas online.
A página clonada reproduzia o layout do portal oficial para enganar contribuintes e induzi-los a pagar o imposto. No entanto, os valores eram desviados para contas controladas por criminosos. As investigações apontam que o grupo criava mais de 80 CNPJs por dia para receber os repasses, uma estratégia usada para dificultar a identificação dos responsáveis e manter o esquema ativo.
A decisão judicial foi concedida no âmbito de um procedimento conduzido pelo CyberGAECO, com base em informações levantadas pela Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do MPRJ. O órgão orienta que pessoas que tenham sido vítimas do golpe entrem em contato pelo e-mail secgaeco@mprj.mp.br.
- Com informações do MPRJ
Leia também
-
HOMEM É PRESO POR IMPORTUNAÇÃO SEXUAL NO CENTRO DE PETRÓPOLIS
-
Hospital Unimed Petrópolis mantém certificação de qualidade após avaliação nacional
-
Fiocruz Petrópolis e FAMPE iniciam curso de formação para lideranças comunitárias
-
ENEL RIO TEM 950 VAGAS ABERTAS PARA ELETRICISTAS EM TODA A SUA ÁREA DE CONCESSÃO
-
HOMEM É PRESO APÓS TENTAR ATROPELAR POLICIAIS DURANTE AÇÃO CONTRA O TRÁFICO
































































