A concessionária Elovias informa que, nesta sexta-feira (15), será instalada a passarela provisória para pedestres que será utilizada durante as obras da nova Ponte do Arranha-Céu, em Itaipava. A estrutura garantirá a travessia segura e o acesso aos pontos de ônibus da região. Fabricada no canteiro de obras do Km 60, a passarela será transportada amanhã até o local da instalação. A previsão é que a travessia possa ser utilizada a partir da próxima semana.
Por conta do tamanho e do peso da estrutura, a operação de transporte vai envolver veículos de grande porte, como guindastes e carretas, exigindo que o retorno existente no Km 58, ligando as pistas sentido Rio de Janeiro e Juiz de Fora da BR-040, fique fechado ao tráfego de veículos das 9h às 16h.
No momento do içamento da passarela para instalação no local da ponte, será necessário também interromper o fluxo de veículos nos dois sentidos da rodovia BR-040 por alguns minutos. Equipes da Elovias estarão no local para orientar os motoristas. O horário exato da interrupção ainda não foi definido, mas a concessionária reforça que o bloqueio será rápido e ocorrerá dentro do período das 9h às 16h.
No restante do tempo, a ligação entre o Km 58 da BR-040 e o Km 34,5 da Estrada União e Indústria continuará sendo realizada por rotas alternativas.
Para os usuários no sentido Juiz de Fora, o acesso deverá ser feito pelo Km 62 (altura da Feirinha de Itaipava). Já para os motoristas em direção ao Rio de Janeiro, os acessos ocorrerão pelos Km 61 (Catobira) e Km 62 (Feirinha de Itaipava). A Elovias já sinalizou as opções de ligação entre as duas rodovias.
A nova Ponte do Arranha-Céu terá 15,6 metros de largura, e contará com uma faixa de tráfego por sentido, contribuindo para maior fluidez do trânsito, inclusive de veículos de carga (atualmente impedidos de utilizar a estrutura). O projeto também contempla passeio para pedestres em ambos os lados, assegurando melhores condições de segurança e acessibilidade para os moradores da região. Atualmente, pela precariedade da estrutura existente, os pedestres atravessam a ponte em meio aos veículos, em situação de grande risco.
Inicialmente previsto para 2030 no contrato de concessão, o projeto foi antecipado para este ano pela Elovias por ser estratégico para a mobilidade urbana local, a economia e o cotidiano da população, trazendo principalmente mais segurança para os usuários. A previsão é que a obra seja totalmente concluída até o fim de outubro de 2026.
Sobre a Elovias
A Elovias é a concessionária responsável pela nova gestão e operação de 218,9 quilômetros no trecho entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro. Formada pelo Consórcio
Nova Estrada Real, a empresa assumiu a BR-040/495 em novembro de 2025, com o compromisso de dar início a uma ampla modernização da via, com foco em segurança e conforto dos usuários.
Leia também
-
BR 495 entre Itaipava e Teresópolis é reaberta ao tráfego de ônibus
-
Prefeitura promove reunião de alinhamento para a atualização do Plano Inverno 2026
-
Acordo vai implantar grupos reflexivos para homens autores de violência doméstica em Petrópolis
-
Prefeito Hingo Hammes vai a Brasília em busca de recursos para a saúde
-
Primeiro dia de interdição da Ponte do Arranha-Céu tem trânsito administrável, mas Unita alerta para horários de pico e ausência de agentes
































































