Estruturas clandestinas estavam localizadas ao lado de um chiqueiro em Búzios
Nesta última quarta-feira (28/12), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagrou uma operação de fiscalização contra a captação ilegal de água no bairro Cem Braças, em Armação dos Búzios. A ação interditou três poços e duas cisternas com capacidade de 1000 litros. O responsável foi autuado por desvio de recursos hídricos, e um caminhão de abastecimento foi apreendido.
Os poços estavam localizados dentro de uma propriedade privada, na qual o responsável mantinha ligações clandestinas de três bombas d’água com diferentes potências de operação. Os agentes de fiscalização do Inea interditaram o local e multaram o proprietário por operar atividade sem licença.
O caminhão pipa apreendido era utilizado para comercialização ilegal de água para pousadas, hotéis e restaurantes em Búzios. Como agravante, os poços estavam localizados ao lado de um chiqueiro, o que potencialmente compromete ainda mais a salubridade da água.
“As ações de fiscalização são essenciais para preservar não só a integridade dos nossos recursos hídricos, mas também para autuar os responsáveis que comercializam este recurso para a população de forma ilegal. O Inea está atento às denúncias da população nos diversos canais disponíveis para que possamos promover um estado cada mais saudável”, explica o presidente do Inea, Philipe Campello
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.
Leia também
-
Inscrições abertas: Estácio Teresópolis e Lar Jolie oferecem curso gratuito de Cuidador de Idosos
-
Teresópolis participa do Rio Mountain Festival 2024
-
‘Fortalecer a Resiliência na Região Serrana’: Seminário Estadual de Defesa Civil é realizado em Teresópolis
-
Grupo petropolitano Palhastônicos vem fazendo temporada com espetáculo circense “Velho Circo, Novo Mundo” pelo estado do Rio
-
Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Búzios inicia Operação Choque de Ordem nas praias do município