Reunião serviu para fazer os últimos ajustes antes da festa que terá oito dias de programação.
Na manhã desta terça-feira (18), a Prefeitura fez uma reunião com representantes dos blocos e outros eventos que fazem parte da programação da Folia Imperial 2025, para fazer os últimos ajustes para os oito dias de programação do Carnaval. O tema central do encontro foi segurança pública. Por isso, além das secretarias de Cultura, Assistência Social, Segurança Serviços e Ordem Pública - SSOP, Turismo, Saúde e da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTrans, também estiveram presentes representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
“Desde o início desse processo a gente vem tendo um diálogo aberto com os blocos e com os realizadores de eventos. O maior objetivo é ter um Carnaval da família, seguro. Um Carnaval que valorize a nossa cultura, que gere renda e que seja organizado”, disse o prefeito Hingo Hammes.
Para garantir a segurança nos dias de folia, a orientação da Polícia Militar foi de que os responsáveis pelos blocos orientem as pessoas que vão curtir a festa a respeitar as sinalizações de trânsito, os horários de início e término, a não utilização de carros com som não autorizado. “Nessa reunião nós podemos conhecer os organizadores e entender a demanda deles por segurança e nós passamos o nosso planejamento de como vamos desempenhar as ações de segurança neste Carnaval”, explicou o major Carlos Henrique, do 26º BPM.
Para quem faz a festa, um diálogo necessário. “É muito importante para a gente fazer um Carnaval organizado. Nosso Carnaval é voltado para a família. A gente tem programação para crianças. Então, todo esse suporte que o Instituto Municipal de Cultura tem dado para a gente é muito importante”, destaca o presidente do Bloco General Marciano Magalhães, do Morin. “No ano passado, a gente entregou um Carnaval bem organizado para a cidade. Então a expectativa é de que o público se divirta bastante e todo mundo tenha segurança para o evento”, ressaltou Gabriela Rosendo, organizado da Feira Deguste.
Os blocos vão receber apoio de diferentes secretarias do Governo Municipal, com apoio com banheiros químicos, barracas, palcos e carros de som, assim como da Guarda Civil Municipal e dos agentes de trânsito. “A gente conversou para acertar a fiscalização e o ordenamento na medida certa. Para que haja a liberdade dos blocos fazerem a folia, mas que isso ocorra de forma organizada para toda a cidade”, explicou Luciano Moreira, presidente da CPTrans. “Foi uma reunião para que a gente possa estar preparados garantir a segurança de todos na nossa cidade. Principalmente no pós festa, para não deixar que ninguém se exceda”, pontuou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Marcelo Chitão.
Leia também
-
Guarda Civil faz ação para orientar motoristas sobre estacionamento em áreas da Rua do Imperador
-
Empreendedorismo em alta: programas universitários impulsionam novos negócios no Brasil
-
Escola Popular de Petrópolis abre seleção para professores e professoras voluntários
-
Canarinhos de Petrópolis realizam almoço beneficente para levar as vozes do Brasil à Alemanha
-
Prefeitura de Petrópolis abre cadastro para vacinação contra a gripe de pessoas acamadas