De sua casa em Diamantina, o fotógrafo mineiro Eustáquio Neves indica os caminhos que o levam a todos os lugares: aos sertões das Geraes, às periferias de Belo Horizonte, aos bairros de imigrantes em Londres. No ateliê de Rosana Paulino em São Paulo, enquanto a artista faz tranças em sua cabeça, o goiano Helô Sanvoy conversa sobre ancestralidade, família e destruição de monumentos colonialistas. E a jovem artista Priscila Rezende de Belo Horizonte mostra como transformar em arte traumas familiares, racismo e intolerância religiosa.
Os três episódios iniciais dos 20 da série Raiz: arte afro-brasileira contemporânea revelam a surpreendente trajetória de artistas afrodescendentes brasileiros que, com trabalhos ousados, provocadores, vigorosos e belos, trazem novas abordagens para questões como racismo, desigualdade, sexualidade, religiosidade e brasilidade e a própria arte. A série tem curadoria da artista Rosana Paukino, direção e roteiro de Fabiano Maciel, produção da Telenews e está sendo exibida pelo Canal Curta!
A série propõe uma nova abordagem da história da arte no Brasil (e a própria história do país), que é cheia de contradições, silêncios e omissões. Muito se fala em Aleijadinho, Mestre Valentim, ou dos irmãos Artur e João Timótheo da Costa. Pouco ou nada se fala de suas origens negras. A partir da “Semana de 22” a influência das culturas de matriz africana no Brasil trocou de status: de vulgares e primitivas passaram a ser exaltadas como genuínas e enriquecedoras. Mas quem estabelecia ou julgava isto continuava sendo a elite branca.
Artistas negros discutindo a questão de ser negro no Brasil é fato muito recente. Quase uma novidade. Se a arte não muda o mundo, muda os cidadãos que fazem a vida em sociedade. O diretor Fabiano Maciel estará no Cineclube Casa Stefan Zweig neste sábado para discutir como a sociedade brasileira vive hoje um momento de muitas disputas. Pensar em imagens que representam as novas demandas dos afrodescendentes é fundamental.
Serviço:
Raiz, arte afro-brasileira contemporânea – exibição de três episódios (cada um cerca de 15´), seguida de debate com o diretor Fabiano Maciel
Sábado, 17 de janeiro 2026, 16h30
Rua Gonçalves Dias, 34, Valparaiso
Leia também
-
“Daniel e a Fornalha Ardente” tem ingressos antecipados à venda para Cinemaxx Bauhaus Exclusive
-
Imersão “Removendo as Máscaras” chega à segunda edição e propõe uma investigação prática sobre os papéis que as pessoas assumem em busca de aceitação e aprovação na sociedade
-
Petrópolis recebe a 1ª Feira Literária Infantil, a Flinp, com entrada gratuita e homenagem a Sylvia Orthof
-
Unidade móvel do Ministério da Saúde tem capacidade para realizar mais de 2.600 exames em apenas um mês
-
Prefeitura prorroga prazo de inscrições para exposição de fotos de 50 anos do Parque Cremerie

































































