Para incentivar hábitos mais saudáveis e fortalecer a prevenção de doenças, por meio da alimentação e do uso consciente de plantas medicinais, a Prefeitura iniciou o projeto “Hortas que curam” nas unidades de saúde. Nesta segunda-feira (30/03), teve o primeiro plantio no Meio da Serra. No local, foram cultivadas espécies como citronela, sálvia, alecrim, capim-limão, boldo do Chile, stévia, alface, salsinha e beterraba, entre outras.
A iniciativa é realizada pelas equipes da Comdep e da Secretaria de Meio Ambiente e reforça a importância de investir em ações simples, mas que fazem diferença no dia a dia. “Estamos unindo saúde, alimentação saudável e saberes tradicionais em uma iniciativa que incentiva hábitos mais saudáveis e contribui para a prevenção de doenças”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
O projeto prevê a implantação de hortas com plantas medicinais e hortaliças nas unidades de saúde, fortalecendo a alimentação saudável e o cuidado preventivo. A presidente da Comdep, Fernanda Ferreira, explicou que a Companhia abraçou a proposta e que o mesmo colaborador que já cuida das hortas didáticas também passará a se dedicar às hortas medicinais. “A iniciativa amplia o acesso a alimentos frescos e valoriza o uso consciente das plantas, contribuindo para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população”, destacou.
A parceria entre as secretarias amplia as ações de prevenção no município. O secretário de Saúde, Aloísio Barbosa, ressaltou que a iniciativa contribui para estimular hábitos mais saudáveis e melhorar a qualidade de vida da população. “As hortas nas unidades incentivam uma alimentação mais equilibrada e reforçam a importância da prevenção para a saúde”, disse.
A nutricionista Priscila Soares Teves, que atua na unidade do Meio da Serra, explicou que a iniciativa também é importante para pacientes com doenças crônicas, como diabetes, além de incentivar o consumo de hortaliças. “A stévia, por exemplo, é uma alternativa natural ao açúcar, mas é importante que o uso de plantas medicinais seja sempre informado à equipe de saúde para que o acompanhamento seja feito com segurança”, orientou.
A médica da unidade, Juscelia Marcato, destacou que o espaço também fortalece a convivência entre os moradores e valoriza o conhecimento popular sobre o uso das plantas. “A horta é um espaço de encontro, onde as pessoas podem trocar experiências e manter vivos saberes que passam de geração em geração”, afirmou.
Leia também
-
CPI DA TRAGÉDIA DE PETRÓPOLIS APROVA PLANO DE TRABALHO E CONVOCA PRIMEIRAS AUTORIDADES PARA OITIVAS
-
Detran RJ concede isenção de taxas para renovação da CNH para pessoas a partir dos 60 anos
-
Futebol, patriotismo e identidade nacional: por que a Copa mobiliza milhões de brasileiros?
-
Governo do Rio divulga esta semana 2,7 mil oportunidades de emprego formal, estágio e jovem aprendiz
-
28/06 – Orgulho LGBTQIAPN+: respeito não é favor, é direito
































































