Foto: PMP

Petrópolis participa de capacitação internacional sobre mapeamento de riscos com uso de satélites

Cerca de 30 profissionais de diferentes instituições participaram do curso

Petrópolis participou de um curso internacional sobre sensoriamento remoto aplicado ao mapeamento de exposição, vulnerabilidade e risco, realizado em Brasília na última semana. A capacitação reuniu cerca de 30 profissionais de diferentes instituições e foi promovida pelo Centro Copernicus LAC Panamá, em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

“A capacitação dos nossos técnicos é fundamental para fortalecer a prevenção e resposta a desastres no município. Essa troca de experiência com especialistas de outras regiões e países contribui diretamente para a segurança da nossa população”, disse o prefeito Hingo Hammes.

Durante o curso intensivo, os participantes exploraram tecnologias de Observação da Terra (Earth Observation – EO) para mapeamento de ambientes construídos, identificação de ameaças e avaliação de danos à infraestrutura e à população exposta. As atividades também abordaram a integração entre dados de sensoriamento remoto e Sistemas de Informação Geográfica (SIG). “A utilização de dados de satélite e novas tecnologias amplia nossa capacidade de planejamento, gestão de riscos e tomada de decisões, fazendo as ações da secretaria serem mais eficientes e assertivas”, comentou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.

A capacitação contou com atividades teóricas e práticas, com foco no uso de dados de satélite para apoiar a tomada de decisões no planejamento e na gestão de riscos, fortalecendo a atuação dos profissionais na prevenção e redução de desastres.

A geógrafa da Defesa Civil, Vitória Custódio, que foi selecionada para participar dos cinco dias de treinamento, destacou: “Esta capacitação, ao incluir diferentes esferas de atuação na gestão pública e pesquisa, possibilitou acesso a tecnologias e sistemas que empoderam o município. A aplicação dos conhecimentos adquiridos neste curso estará refletida nos documentos que norteiam a gestão de riscos e também o pós-processamento de dados em caso de eventuais desastres”.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: