Em uma ação inédita, a Prefeitura, em parceria com a empresa Zeiss e a ong Inovart, vai distribuir óculos para estudantes da rede municipal de ensino. Representantes da empresa se reuniram com o município, por meio da Vara da Infância, para alinhar o projeto. O objetivo é corrigir problemas relacionados à deficiência visual que acabam afetando no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
“Essa parceria tem comprometimento e sensibilidade com a Educação, além de função social extremamente importante. Sabemos que a baixa acuidade visual está relacionada ao desempenho escolar, podendo gerar a defasagem idade série e evasão”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Neste primeiro momento do projeto, serão atendidas três mil estudantes do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental da rede municipal. A ong Inovart vai fazer as consultas e os óculos serão doados pela empresa Zeiss.
“Caso seja identificada que a criança precise fazer algum tipo de tratamento ou cirurgia, a Prefeitura fará o encaminhamento para a realização do procedimento”, explicou a secretária de Educação, Adriana de Paula.
A previsão é que o mutirão (realização dos exames e entrega dos óculos) aconteça entre os dias 30 de outubro e 14 de novembro. “Ainda estamos fechando esses detalhes sobre local, cronograma e quais escolas vão participar do mutirão nesta primeira etapa”, disse a secretária de Educação.
Leia também
-
Rio de Janeiro se torna o primeiro estado do Brasil a instituir política de refúgios climáticos
-
Câmeras de monitoramento flagram descarte irregular de sofá em caçamba exclusiva para vidro em Pedro do Rio
-
Penúltima audiência pública sobre a formalização dos bairros de Petrópolis acontece nesta terça
-
Hugo Leal cobra medidas do governo para atendimento de fibromiálgicos reconhecidos PCDs a partir de 2026
-
Trote solidário universitário encerra campanha nacional Hemocione de doação de sangue no próximo dia 30