Cerca de 1.800 pneus já ganharam uma nova função em Petrópolis. Em vez de ficarem sem destinação ou serem descartados de forma inadequada, eles estão sendo transformados em canteiros e ajudando a renovar diferentes pontos da cidade. A iniciativa da Prefeitura, executada pela Comdep, já resultou na criação de 12 jardins em diferentes regiões.
A proposta une reaproveitamento de materiais, paisagismo e recuperação de espaços públicos. Depois de preparados e pintados, os pneus são utilizados na montagem dos canteiros, que recebem mudas, dando uma nova aparência aos locais.
Nesta quarta-feira (26/8), as equipes da Comdep estão na Estrada do Samambaia, na região de Ponte Branca. “É muito bom ver um material que poderia ser simplesmente descartado ganhando uma nova utilidade e ajudando a mudar a cara de vários lugares da nossa cidade. São ações que melhoram o dia a dia de quem passa por esses pontos”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
Os jardins estão espalhados por diferentes regiões da cidade, como nas estradas da Saudade, Mineira e Samambaia; na Rua Pará, no Quitandinha, ao lado da Polícia Federal, na BR-040; Fragoso; Siméria, próximo à PET; Contorno; Floresta; Serrinha, na entrada da Estrada da Independência; Rua Hermógenes Silva, na entrada da Comunidade da Lenha e no CEI Bataillard.
Para a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira, a iniciativa mostra como o reaproveitamento de materiais pode contribuir para transformar os espaços urbanos. “Estamos dando uma nova função a esses pneus e transformando materiais que poderiam ficar sem utilidade em parte de novos jardins. É um trabalho que melhora o visual dos espaços públicos e mostra que podemos reaproveitar materiais de diferentes formas. E quando a população vê o resultado, também passa a valorizar mais esses locais”, destacou Fernanda.
Entre os maiores trabalhos estão os canteiros da Estrada do Samambaia e da Rua Pará, no Quitandinha, que utilizaram aproximadamente 140 pneus cada. No CEI Bataillard, a iniciativa também contou com a participação da própria comunidade escolar. Os funcionários da unidade prepararam e pintaram os pneus, que posteriormente receberam o plantio. Um dos jardins que mais chama a atenção está na Estrada da Saudade. No Contorno, um canteiro implantado recentemente também mudou o visual da área.
Leia também
-
Corpo de homem é encontrado no Caititu, em Corrêas
-
Cobea recolhe cães em situação de risco durante operação na Avenida Ipiranga, no Centro
-
Prefeitura, APPO e Projeto Maturidade promovem Baile Rosa nesta sexta-feira (16), no Palácio de Cristal
-
E se a maioria rejeitar todos? Proposta de plataforma apartidária prevê nova eleição se maioria não escolher nenhum candidato
-
Dia das Crianças: como ensinar o valor do dinheiro em tempos de forte apelo ao consumo

































































