Foto: Assessoria

COZINHA SOLIDÁRIA LEVA REFEIÇÕES ÀS VÍTIMAS DAS CHUVAS EM PETRÓPOLIS

Uma cozinha solidária para atender as vítimas direitas e indiretas das chuvas em Petrópolis. A iniciativa voluntária foi montada no Bairro Esperança, em uma parceria entre Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), o Mandato Popular do Deputado Estadual Yuri Moura e o Centro Espírita Sul e Luz.
Enquanto a cidade se recupera dos danos causados e segue em estágio de crise, a parceria busca atender famílias que não estão no risco, ou nos pontos de apoio, mas foram impactadas indiretamente pela tragédia, a parceria foi estabelecida entre as Cozinhas Solidárias do MST e as Cozinhas Populares, projeto articulado pelo Deputado Estadual Yuri, autor de lei já aprovada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) que prevê a criação de cozinhas comunitárias para ações de segurança alimentar e nutricional no Estado do Rio, inclusive utilizando as cozinhas escolares no tempo ocioso.
A ação acontece ao longo deste domingo e está oferecendo refeições em vários pontos da cidade, alcançando pessoas em situação de vulnerabilidade que estejam em casas de amigos, familiares ou em qualquer lugar onde a necessidade se faça presente. As refeições estão sendo preparadas no Centro Espírita Sul e Luz, coordenado pelo Pai Fernando e Pai Breno e com a doação de alimentos do Centro Casa do Rei, coordenado pelo Pai Jonas.
Para Yuri, as iniciativas de cozinhas solidárias, populares e comunitárias contribuem como políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, e ganham ainda mais importância em momentos como esse: “Desde o início eu e minha equipe estamos visitando os pontos de apoio na cidade e fiscalizando e colaborando com as ações dos órgãos responsáveis nos bairros e com as famílias atingidas em Petrópolis. Além disso, criamos uma rede de solidariedade por doações e pelo acolhimento de famílias que ainda estão em vulnerabilidade. Toda ação voluntária e organizada é bem-vinda, tem muita gente em casa de parentes, amigos, que estão precisando de um suporte e mesmo nos pontos de apoio ainda existem demandas”, disse.
Nas redes sociais o MTST publicou registros da ação e reforçou a importância de ações solidárias durante a calamidade: “A Cozinha Solidária está em Petrópolis junto ao deputado Yuri para dar suporte para essa população atingida pelo descaso do Poder Público. É preciso que nos planos de contingências contenham ações efetivas visando a segurança alimentar! Estamos aqui, mais uma vez, fazendo o que o poder público não faz!”.
O projeto das “Cozinhas Comunitárias”, de autoria de Yuri, foi aprovado na Alerj mas vetado pelo Governo do Estado. Ele agora volta para a casa legislativa, para nova apreciação e pode permitir o uso das cozinhas de escolas estaduais, em tempo ocioso, para feitura de refeições. Já o Programa que prevê as “Cozinhas Solidárias” foi homologado pelo Governo Federal no início do mês e compõe um conjunto de medidas para tirar o país do mapa da fome.
“A aprovação do meu projeto de lei na Alerj trouxe grande apoio da imprensa, também nas redes sociais e pode possibilitar um novo ambiente junto à sociedade civil na consolidação de cozinhas comunitárias e populares, sob a luz do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Cozinha Solidária garantidos em Lei Federal e no Orçamento Geral da União. A promoção, a partir das experiências de Petrópolis, pode e deverá fortalecer uma política pública local que garanta o direito de comer e comer de forma saudável”, conclui Yuri
O parlamentar tem mantido seus canais de comunicação abertos, oferecendo um espaço para dúvidas, denúncias e demandas da comunidade através do WhatsApp (21) 99355-7238.

SERVIÇO
Alerj – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
Edifício Lúcio Costa
Rua da Ajuda, 05 – 5º andar – Gabinete 503
Centro, Rio de Janeiro – RJ

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: