Foto: Ascom PMP

Prefeitura comemora 140 anos da 1ª exposição de flores realizada dentro do pavilhão do Palácio de Cristal

Evento contará com exposições de Orquídeas, maquetes do “Passeio da Princesa” e mais
Petrópolis irá celebrar os 140 anos da 1ª Exposição de Flores no Palácio de Cristal, no próximo sábado dia 20 de abril das 10h às 17h. O evento reconstitui o objetivo inicial da fundação do Palácio de Cristal, a exposição de flores.
O atual governo retomou a obra e reabriu o equipamento em julho de 2022. “Buscamos restaurar o Palácio nos últimos anos para que cada vez mais eventos como esse sejam realizados no local e aproxime a população petropolitana de suas raízes históricas”, comenta o Prefeito Rubens Bomtempo.
O Palácio foi inaugurado em 1884 com a finalidade de abrigar as já tradicionais exposições de produtos hortícolas da região que já aconteciam no local em instalações provisórias.
“É importante sempre relembrarmos a história e tradição da nossa cidade. O Palácio de Cristal, que é um dos pontos turísticos mais queridos de Petrópolis, e as exposições agrícolas são parte dessa história, parte dessa cultura que buscamos reafirmar” comenta a Secretária de Turismo Silvia Guedon
O evento contará com roda de conversa com o professor Joaquim Eloy dos Santos do Instituto Histórico de Petrópolis. “O tema vai tratar curiosidades sobre o Palácio de Cristal, desde sua aquisição, destinação inicial e seus desdobramentos até os dias de hoje. Uma das curiosidades foi a primeira missa realizada em Petrópolis que aconteceu nas dependências do palácio”, disse.
Entre as outras atrações, uma atriz caracterizada de Princesa Isabel recebendo os visitantes, além de exposições de Orquídeas e Plantas do Orquidário Binot, e de maquetes “O Passeio da Princesa”, além da Oficina de Maquetes, atividade integrante do projeto de extensão da Professora Glaucia Augusto Fonseca UFRJ / UERJ-DESDI-DAU/ PUC Rio e alunos extensionistas do Curso de Arquitetura e Urbanismo UERJ Petrópolis.

Exposição de Orquídeas e Plantas
O Orquidário Binot foi convidado para participar desta comemoração, apresentando orquídeas, flores e plantas, rememorando as exposições ocorridas no Palácio de Cristal na época do Império. A presença do orquidário justifica-se por fato histórico, pois Jean Baptiste Binot era botânico e paisagista de origem francesa e foi convidado pelo Imperador Dom Pedro II para planejar os jardins do Palácio Imperial de Petrópolis, com orientação pessoal do Imperador. Concorreu a todas as exposições hortícolas e de flores realizadas no Palácio de Cristal, obtendo sempre honrosas classificações com seus produtos. Seu filho, Pedro Maria Binot fundou em Petrópolis, o Orquidário Binot, que é administrado até hoje pela família e foi considerado como o marco inicial da floricultura no Brasil.

Confira a programação completa:

  • 10h às 17h – Princesa Isabel recebe os visitantes
  • 10h às 17h – Exposição de Orquídeas e Plantas – Orquidário Binot
  • 10h às 17h – Exposição de maquetes “O Passeio da Princesa” e Oficina de Maquetes – Curso de Arquitetura da UERJ
  • 10h às 11h30 – Roda de Conversa “Palácio da Liberdade” com Prof. Joaquim Eloy dos Santos do Instituto Histórico de Petrópolis.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: