Artesã petropolitana une criatividade, memória afetiva e consciência ambiental na produção de bolsas em crochê feitas com materiais recicláveis
A artesã petropolitana Márcia Nunes encontrou nas sacolas plásticas uma forma criativa e sustentável de produzir arte. Inspirada por um vídeo visto nas redes sociais, ela decidiu experimentar a técnica de transformar plásticos descartáveis em fios para crochê. Depois de algumas tentativas com sacolas de lojas, encontrou nos saquinhos de materiais utilizados em seu trabalho a matéria-prima ideal para criar peças únicas, como uma charmosa bolsa tira-colo artesanal.
O crochê, no entanto, faz parte da história de Márcia desde muito cedo. Aos 12 anos, ela aprendeu os primeiros pontos com a tia, começando pela tradicional “correntinha”, base da técnica. A relação com o artesanato guarda também uma lembrança especial da infância: a primeira agulha de crochê foi feita pelo próprio pai, utilizando bambu. O objeto é preservado até hoje pela artesã como uma verdadeira relíquia afetiva.
Mais do que produzir acessórios, Márcia vê no trabalho uma forma de unir arte e responsabilidade ambiental. Ao reutilizar materiais que seriam descartados, ela contribui para a redução de resíduos e mostra que a sustentabilidade pode caminhar lado a lado com a criatividade.
A inspiração para a técnica veio da artesã Anne Galante, cujos vídeos motivaram Márcia a desenvolver suas próprias criações. Hoje, cada peça produzida carrega não apenas talento e dedicação, mas também uma mensagem de conscientização sobre reaproveitamento e consumo sustentável.
Leia também
-
Feriadão do Dia de São Pedro de Alcântara: confira o que abre e fecha entre os dias 17 e 19 de outubro
-
Corpo de homem é encontrado no Caititu, em Corrêas
-
Cobea recolhe cães em situação de risco durante operação na Avenida Ipiranga, no Centro
-
Prefeitura, APPO e Projeto Maturidade promovem Baile Rosa nesta sexta-feira (16), no Palácio de Cristal
-
E se a maioria rejeitar todos? Proposta de plataforma apartidária prevê nova eleição se maioria não escolher nenhum candidato

































































