Defesa Civil realiza trabalho de aprimoramento com todas as empresas de ônibus
As empresas de ônibus estão recebendo, juntamente com todos os rodoviários, o programa de reciclagem da Defesa Civil, que trata sobre os protocolos de segurança adotados para casos de inundações, em Petrópolis. Na tarde desta quarta-feira (6), um grupo de “multiplicadores” esteve na sede do Setranspetro, recebendo os devidos treinamentos, fortalecendo a capacidade de resposta em casos de desastres naturais.
Durante o encontro, representantes das empresas Cidade Real, Petro Ita, Cidade das Hortênsias, Cascatinha e Turp Transporte participaram do treinamento, que abordou situações de alagamentos, inundações e enxurradas. “Não é um trabalho de punição, mas de orientação, prezando pela vida dos rodoviários e passageiros”, destacou Eduarda Conde, diretora de monitoramento da Defesa Civil.
Todas as definições apresentadas são baseadas em uma série de reuniões realizadas entre as equipes da Defesa Civil, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Setranspetro e empresas de ônibus. Os protocolos, já adotados, são utilizados, principalmente, durante as chuvas de verão e contam com uma série de equipamentos disponíveis, para manter e aprimorar a comunicação com a população.
Ao todo, três cancelas foram instaladas em pontos estratégicos, nas proximidades da UPA Centro, Ponte Fones e Duas Pontes. As sirenes foram inseridas na Escola Municipal Jamil Sabrá e subida da Rua Nelson de Sá Earp, no Centro. Entre o bairro Siméria e a Rua Paulo Barbosa, foram implantadas 15 ilhas de segurança. O monitoramento dos rios por meio de câmeras e as informações em tempo real, acontecem por SMS através do telefone 40199 ou WhatsApp pelo número (61) 2034-4611.
Para André Luis Ferreira, instrutor da Petro Ita há 17 anos, os treinamentos promovem mais segurança, principalmente, na tomada de decisões. “Atuamos em uma das principais áreas de risco de inundação e alagamento da cidade. Alinhando, desde o ano passado, todos os protocolos junto aos nossos profissionais, nos sentimos seguros e preparados para aplicar, no momento oportuno, todos os procedimentos necessários”, pontuou.
De acordo com Carla Rivetti, superintendente do Setranspetro, os processos de reciclagem são exemplos de resposta do sistema de transporte público, com base em todas as reuniões e definições. “Nos meses de setembro e outubro, deste ano, os colaboradores da Petro Ita e Cidade Real já haviam passado por um curso de atualização. Estamos satisfeitos com os resultados, principalmente, por que os rodoviários e passageiros compreenderam os protocolos. Com a atualização, a tendência é melhorar cada vez mais”, concluiu.
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